“Vozes que Conectam: a paz para ser e agir no mundo”: programação da Semana Mundial da Paz acontece nas escolas municipais de Natal


0
Categorias : Educação

Como forma de fortalecer e ampliar a cultura de paz nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal, a Secretaria Municipal de Educação convida toda a comunidade escolar para participar ativamente da Semana Municipal da Paz, que acontece de 15 a 19 de setembro. Instituída pela Lei nº 7.580/23, essa semana busca mobilizar estudantes, professores, gestores, famílias e toda a comunidade, em torno de ações, reflexões e vivências que promovam o diálogo, a empatia e o respeito mútuo. As ações são coordenadas pelo Departamento de Atenção ao Educando (DAE) e pelo Centro de Diálogo Escolar (CDIA).

A abertura da Semana da Paz com a temática “Vozes que Conectam: a paz para ser e agir no mundo” aconteceu nesta segunda-feira (15), no auditório do anexo da SME, com a presença do secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto. O evento foi conduzido pela professora e assessora pedagógica do DAE, Ana Neri Almeida Rezende de Moura, especialista em diálogos e círculos de construção de paz, fundamentados na justiça restaurativa. 

O secretário Aldo Fernandes destacou a importância da educação como um meio de transformação. “Trabalhar com educação nos instiga a ir além. Precisamos nos conhecer e enfrentar nossas barreiras para, assim, transformar nossa educação. A paz começa dentro de cada um de nós. Essa semana será uma oportunidade especial para trabalhar a paz nas escolas”, ressaltou.  

Também presente na solenidade, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, enfatizou a necessidade de cultivar uma cultura de paz nas escolas. “Precisamos ter uma cultura de paz. Temos recursos internos para oferecer todo apoio aos estudantes e professores. Este é um momento de vivermos a paz, os conflitos existem, mas que tenhamos um olhar doce”, declarou. A assistente ministerial do Ministério Público do RN, Vanessa Varela, abordou a relação entre a vida familiar e o desempenho escolar. “Não podemos separar o aluno da escola como se fossem duas pessoas. Se ele não estiver bem em casa, esse estudante vai faltar e pode até agredir um colega ou professor. Precisamos cuidar não só da escola, mas do aluno”, disse. 

A professora Ana Neri de Moura, explicou que o CDIA Escolar é formado por assessores pedagógicos formados como facilitadores do diálogo, que acompanham escolas, CMEIs, gestores e assessores na implementação de práticas restaurativas. “Com escuta qualificada, sensibilidade e metodologias inovadoras, a equipe tem promovido um verdadeiro processo de transformação das relações e fortalecimento do pertencimento nas unidades da Rede Municipal de Ensino”, afirmou. 

De acordo com a equipe do Centro de Diálogo Escolar, como fruto desse trabalho, nasceu a coletânea “Semeando a Paz”, um instrumento pedagógico que propõe um percurso formativo em cinco etapas, chamadas de “paradas”, oferecendo conteúdos teóricos, atividades práticas, indicações de materiais e experiências inspiradoras. A coletânea foi pensada para ser usada diretamente nas escolas, por professores e equipes pedagógicas, como forma de fomentar e incentivar a cultura de paz no cotidiano educacional.

O evento de abertura da Semana da Paz contou ainda com a presença da diretora do DAE, Merise Maria Maciel, e da coordenadora pedagógica do programa Justiça e Escola do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Adriana Pinheiro, evidenciando a importância da colaboração entre diferentes setores na promoção da paz e do bem-estar na educação.

Fonte: Prefeitura de Natal

Foto: Manoel Barbosa / SME

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *